Novo programa pretende acelerar abertura de pequenas empresas no Brasil

Por Redação Apontador em 26/01/2017

Em parceria com o Governo Federal e o Banco do Brasil, o Sebrae lançou no dia 18 de janeiro uma medida para facilitar a abertura de pequenas empresas. Batizado de Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito, o programa pretende desburocratizar o processo de abertura de pequenos negócios e orientar os novos empreendedores.

+ Cinco passos para criar a cultura de uma empresa

+ Pesquisa: Executivos acreditam no crescimento de suas empresas em 2017

“Queremos simplificar a vida dos empresários. Criar condições para que eles gastem menos tempo com as obrigações acessórias e mais com a gestão do negócio. Também vamos facilitar o acesso a crédito com orientação para não correrem riscos com a inadimplência”, disse em nota Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.

A partir de fevereiro, o prazo médio para a abertura de uma empresa na cidade de São Paulo será reduzido de 101 dias para 5, afirmou Afif Domingos ao jornal Estado.

Para facilitar o acesso a financiamentos, R$ 8,2 bilhões serão disponibilizados às micro e pequenas empresas nos próximos dois anos. Além disso, outros R$ 200 milhões serão investidos no desenvolvimento e melhoria de sistemas informatizados para desburocratizar a gestão de empresas.

A iniciativa pretende ainda acelerar o empreendedorismo no Brasil. De cada dez brasileiros, quatro já possuem ou estão envolvidos na criação de uma empresa, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) feita no ano passado.

Quer divulgar a sua empresa na internet? Clique aqui e conheça os benefícios de anunciar no Apontador +.