Ganhar na loteria traz felicidade?

Por Patricia Machado em 10/02/2017

Não importa a crença, todo mundo gosta de fazer uma fezinha e apostar, nem que seja um valor pequeno, na loteria. Afinal, vai que você ganha, não é mesmo? Mas, se você ainda não foi contemplado com algum prêmio, se considere sortudo porque, ao contrário do que muitos imaginam, ganhar na loteria não traz felicidade.

+ Três dicas para lidar melhor com o seu dinheiro

+ 6 erros que cometemos na hora de fazer um planejamento financeiro

O canal do YouTube Ted-Ed fez um vídeo explicando o tópico. Eles reuniram diversas pesquisas que foram feitas sobre o tema e comprovaram que ser sorteado na loteria não é capaz de contribuir para a felicidade.

Uma das razões para isso é o fato de que, apesar do nível de felicidade aumentar no momento em que a pessoa é contemplada com o prêmio, o organismo está treinado para fazer com que o corpo retorne ao seu estado emocional padrão.

Essa descoberta foi feita através de um estudo que reuniu 22 ganhadores e percebeu que, meses após receberem o prêmio, o nível de felicidade dos sortudos era o mesmo do que o de pessoas que não haviam sido contempladas pela loteria. Além disso, alguns estavam mais infelizes do que antes de receberem o alto volume de dinheiro.

Para saber quais são os outros motivos que impedem que a loteria traga felicidade, assista ao vídeo, que tem legenda em português:

Foto: Getty Images