Cinco atitudes para deixar seus funcionários mais felizes

Por Mariana Castro em 06/03/2017

Na maioria dos casos, a atitude dos funcionários é um reflexo do comportamento de seus líderes. Por isso, um bom empregador deve ser capaz de despertar o melhor de seus colaboradores, contribuindo não só para o bem-estar de cada um, mas para o sucesso da empresa.

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Para melhorar o ambiente de trabalho e ter funcionários mais felizes e engajados, os gestores e líderes precisam ter algumas atitudes. A revista Inc reuniu cinco delas. Confira:

Esteja sempre presente

Vá além de ser apenas ser uma pessoa acessível. Quando você estiver com um funcionário, foque a sua atenção nisso. Deixe as distrações e obrigações de lado por um momento e escute, verdadeiramente, o que está sendo dito.

Defina o objetivo dos projetos com clareza

Comunique seus objetivos com detalhes, incluindo a contribuição de seus funcionários para que os planos aconteçam. Quando você confia a eles uma visão ampla da empresa, eles conseguem ver seus papéis individuais dentro de um contexto maior. Isso pode ser muito motivador.

Empodere seus funcionários

Ao tomar decisões, solicite, valorize e incorpore ideias e opiniões dos funcionários. Ao participar ativamente da busca por soluções, eles se sentem mais estimulados em conseguir bons resultados para a empresa.

Seja flexível

Ofereça aos seus funcionários o máximo de flexibilidade possível com relação a horários e agendamentos. Quando você faz isso, você está dando um exemplo de agilidade. Além disso, isso faz com que os funcionários vivam uma vida equilibrada e produtiva.

Demonstre a sua gratidão

Tratar seus funcionários como membros valiosos contribui positivamente para o sucesso de uma empresa. Nunca deixe de lado as gentilezas diárias, como um bom dia ou um agradecimento. Tudo isso contribui para um ambiente de trabalho mais agradável.

Foto: Getty Images