Os principais golpes em viagens e como evitá-los

Por Pedro Katchborian em 12/06/2015

Infelizmente, é comum que golpistas se aproveitarem da ingenuidade e do desconhecimento de turistas durante viagens, principalmente para o exterior. Eles costumam se utilizar de diversos artifícios para conseguir dinheiro ou até mesmo roubar pertences. Conheça os principais golpes praticados nos principais destinos turísticos do mundo e saiba como evitá-los:

Golpe do bracelete ou pulseira

Você está feliz em Milão, quando um homem se aproxima e te oferece uma pulseira. Aliás, ele não te oferece, ele amarra a pulseira em você e diz que “é um presente”. Só que, logo depois que ele amarrar, vai pedir o dinheiro. Caso você não pague, é capaz que ele te intimide… Na dúvida, é melhor não aceitar nenhum tipo de “presentinho”.

Onde acontece? Itália, Espanha, França

bracelet-743466_640faixa_blog

Golpe da rosa

Enquanto você caminha com a sua (seu) namorada(o), um homem – ou até mesmo uma criança – se aproxima e te entrega uma rosa. Assim que você pegar, ele vai cobrar uma nota pela flor…

Onde acontece? Itália, Espanha, França

rose-693152_640faixa_blog

Golpe do anel

Você está caminhando em Paris e uma mulher deixa um anel cair bem na sua frente. Ela pergunta se é seu e você diz que não. Ela faz uma rápida análise do objeto e te diz que é de ouro. Depois, ela tenta te vender o anel por um preço pra lá de abusivo.

Onde acontece? França

ring-671783_640faixa_blog

Segura o bebê!

Esse é bizarro. Uma mulher aparece na sua frente e te joga um bebê – que na verdade é uma boneca. Enquanto você está em choque segurando o brinquedo, chega alguém e rouba seus pertences.

Onde acontece? Itália

faixa_blog

Golpe do jogo ou mágica

Uma pessoa estará realizando algum jogo de rua: seja tentando adivinhar em qual copo está uma bolinha ou um truque de mágica. Enquanto você está todo concentrado decifrando a brincadeira, algum comparsa vai tentar roubar o que estiver no seu bolso.

Onde acontece? França e Inglaterra

faixa_blog

Essa carteira é minha?

E essa então? Uma carteira vazia vai estar na rua. Quando você perceber, vai agir por instinto e procurar a sua. Enquanto isso, alguém, de longe, vai estar te observando, verificando onde você está guardando sua carteira. Assim, ela vai conseguir te roubar mais tarde.

Onde acontece? Itália e Ucrânia

portfolio-602504_640faixa_blog

Posso te ajudar?

Você acabou de chegar em um país desconhecido, quando um homem bem simpático se oferece para pegar suas malas. Quando você percebe, ele te cobra pelo serviço ou até mesmo rouba suas malas.

Onde acontece? Diversos lugares, inclusive no Brasil

airport-519020_640faixa_blog

A conta, por favor?

Você pede a conta de um lugar e existem vários itens a mais. Como os turistas podem não dominar a língua ou até mesmo não entender se a conta está correta, muitos deixam passar. Fique atento!

Onde acontece? Diversos lugares

restaurant-646678_640faixa_blog

Tira uma foto pra mim?

Você esqueceu o seu pau de selfie em casa e tem uma enorme dificuldade para tirar uma foto sua em qualquer lugar. Do nada, um bom samaritano oferece ajuda para tirar e sai correndo com a sua câmera.

Onde acontece? Diversos lugares

faixa_blog

Compra o meu CD?

Um músico de rua canta e toca algum instrumento. Você para para ouvir e o homem te dá um CD. Assim que você pega, ele te cobra por isso.

Onde acontece? Europa e Estados Unidos

cd-437723_640faixa_blog

Preso em nome da lei!

Um falso policial começa a acusar a pessoa de algo e cobra uma multa. A pessoa não entende e prefere pagar do que ir à uma “delegacia”.

Onde acontece? Diversos lugares