Dicas

Como arrumar as malas para uma viagem de navio

Como arrumar as malas para uma viagem de navio

Não há como negar que os brasileiros pegaram o gosto por viagens de cruzeiros. De 2004 a 2011, o interesse por esse tipo de passeio aumentou no Brasil e atraiu mais empresas de olho nesse mercado.

+ Feriados e pontos facultativos 2016: programe-se!

Segundo estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a procura por cruzeiros aumentou, principalmente, entre pessoas da classe média, que prezam pela comodidade, oportunidade de visitar diversos destinos e, especialmente, pela relação custo-benefício.

Ainda assim, há muita gente que nunca se aventurou a viajar de navio. Se você faz parte desse grupo, saiba como fazer as malas para uma viagem de navio:

O que levar

Bagagem de mão

Às vezes sua mala pode demorar um pouco para chegar à cabine. Por isso, vale a pena levar roupa de banho, máquina fotográfica, protetor solar e objetos de uso pessoal na bagagem de mão. Dessa forma, você não perde tempo e consegue aproveitar as instalações do navio antes do quarto ser liberado. A bagagem de mão pode ser uma mochila, que vai ser muito útil durante os passeios ao longo de toda a viagem.

Remédios

Como em qualquer outra viagem, é bom levar os remédios que você costuma usar e um medicamento para enjoo, desconforto que costuma acometer algumas pessoas durante uma viagem de navio.

+ Dez dicas para arrumar a mala

Documentos

Se você for viajar pelo Brasil ou países do Mercosul, basta embarcar com seu RG. Em viagens no exterior, não esqueça de sempre levar o passaporte e, caso o país visitado exija visto, providencie-o também.

Mala

As cabines costumam ser apertadas e é muito importante pensar nisso na hora de fazer a mala. Não adianta levar malas enormes pois, com certeza, você não terá muito espaço para manuseá-las.

Como a maioria dos cruzeiros é feito no verão, biquínis, maiôs, sungas, chinelos, chapéus ou bonés (o sol em alto mar é forte!) e roupas mais fresquinhas e confortáveis são itens obrigatórios. Mulheres: cuidado com roupas muito curtas! Vocês vão precisar subir escadas, sem contar que no deck costuma ventar bastante.

Antes de organizar a mala também é importante conferir a programação do navio e pesquisar o clima do itinerário. Na maioria deles há pelo menos um dia (dependendo do tempo de viagem) onde o temido Traje de Gala é exigido.

+ Dicas para viajar sem gastar muito

Caso realizem o Jantar do Comandante, é super aconselhável que você aproveite a oportunidade para experimentar uma comida deliciosa, participe de um evento clássico das embarcações e tire fotos dignas de colocar em um porta-retratos. Se você não tiver interesse no evento, é possível jantar em outra área do navio, mas lembre-se: em nenhum dos restaurantes é permitido entrar com trajes de banho. E também não é recomendável jantar usando calção e chinelo ou saída de banho.

Alguns navios costumam oferecer um kit com sabonete, shampoo e condicionador nas cabines, porém, é recomendado que você leve seu kit higiene e não dependa disso.

+ Países que exigem o seguro viagem

Alguns navios possuem academia de ginástica, se você quiser aproveitar a atividade, não se esqueça de levar roupas e calçados apropriados para fazer exercícios.

Aliás, os calçados devem ser confortáveis. Se você não costuma andar de salto, não deixe para realizar a façanha no navio (com exceção no Jantar do Comandante). Aposte em tênis, chinelos e rasteiras com solado de borracha que ajudam a evitar escorregões no deck e ainda podem ser usados nos dias de passeio fora do navio.

O ambiente interno do navio costuma ser gelado por causa do ar-condicionado, portanto, não esqueça de levar calças e casacos.

O que não levar

Animais de estimação

Com exceção de cães-guia para deficientes visuais, a maioria das companhias não permite o embarque dos pets em navios. E, mesmo no caso de cães-guia, ainda é preciso informar essa necessidade com antecedência.

Armas e objetos pontiagudos

Parece óbvio dizer isso, mas levar uma arma de fogo ou munição a bordo é terminantemente proibido. Nem réplicas realistas são permitidas. Objetos pontiagudos como facas e tesouras também não entram — com exceção de tesouras com lâmina menor que 10 centímetros. Canivetes suíços teoricamente não são banidos, mas algumas companhias podem complicar sua entrada com um.

Artigos esportivos

Materiais para a prática de esportes também podem ser vetados em algumas companhias, como tacos de baseball, hockey e outros, arco e flecha, skates, pranchas de surfe e equipamentos para artes marciais. A companhias que permitem alguns desses itens, por isso, informe-se com antecedência.

+ Quinze aplicativos essenciais na hora de viajar

Bebidas alcoólicas e não-alcoólicas

Os hóspedes não têm permissão para trazer a bordo cervejas, bebidas alcoólicas, vinhos ou bebidas não alcoólicas, seja para consumo próprio ou qualquer outro uso no dia do embarque. As bebidas alcoólicas confiscadas não serão devolvidas.

Drogas

Também não pode, claro! E, no caso do passageiro ser pego com substâncias ilícitas antes do embarque em um país onde elas são proibidas, ele poderá ser entregue para as autoridades locais.

Drones

O equipamento virou febre, pode ser comprado com facilidade e ainda é usado tanto por fotógrafos profissionais quanto por turistas. Porém, tem causado muita dor de cabeça para as companhias de cruzeiro. Além de representarem um perigo para a segurança da navegação, os drones ainda são considerados invasores de privacidade por outros hóspedes que não querem ser filmados em suas varandas ou na piscina.

+ Dicas para tirar fotos no celular como um profissional

Ferros de passar roupa

Costumam ser vetados para evitar riscos de incêndio. Alguns navios oferecem serviço para passar roupa, que normalmente é cobrado. Como alternativa para o ferro, pendure sua roupa no cabide e deixe no banheiro enquanto toma banho: o vapor umedece a roupa e ajuda a alisar.

Velas e incensos

Quer criar um clima romântico na sua viagem com velas e incensos? Esquece! Eles não são permitidos nos navios, pois o fogo pode colocar a segurança em risco. Alguns tipos de isqueiros também são vetados, como os em estilo maçarico e os que imitam armas de fogo. Isqueiros comuns e fósforos são permitidos.

Mais em Dicas

Open 24 hours neon light on brick wall

Serviços 24 horas em BH, RJ e SP

Mariana Castro18/10/2016
pizzaria speranza

Restaurantes do Bixiga têm promoção para celebrar aniversário do bairro

Carolina Romanini17/10/2016
father and son on sunset beach

Sete dicas de presentes para o Dia dos Pais

Carolina Romanini09/08/2016
bater o carro - thinkstock

Bati o carro, e agora? Saiba o que fazer em caso de acidente

Patricia Machado27/06/2016
tattoo-376822_1280

Atividades e serviços que são melhores no frio

Pedro Katchborian07/06/2016
O melhor dia para comprar passagens aereas depende do seu destino

O melhor dia para comprar passagens aéreas depende do seu destino

Camila Natalo10/05/2016
whatsapp

5 apps para usar caso o WhatsApp seja mesmo bloqueado

Pedro Katchborian02/05/2016
ThinkstockPhotos-518179926

Novo estudo comprova qual é a maneira mais eficaz de lavar as mãos

Pedro Katchborian21/04/2016
salmao páscoa

Tutoriais de receitas para o almoço de Páscoa

Patricia Machado17/03/2016
melhores lugares para comprar cerveja em sp

Os melhores lugares para comprar cerveja em São Paulo

Camila Natalo16/03/2016
Captura de Tela 2016-03-15 às 17.24.46

16 canais na internet com dicas e tutoriais para você botar a mão na massa

Camila Natalo15/03/2016
lugares para assistir anderson silva vs michael bisping

Lugares para assistir o UFC: Anderson Silva vs. Michael Bisping

Camila Natalo26/02/2016
ThinkstockPhotos-480284611

4 aplicativos que vão ajudar a melhorar a sua produtividade

Pedro Katchborian25/02/2016
onion-647525_640

30 lifehacks testadas e desmistificadas

Pedro Katchborian02/02/2016
play3

5 aparelhos eletrônicos que tiveram os preços reduzidos

Pedro Katchborian29/01/2016