5 coisas que você deveria saber sobre dinheiro

Por Pedro Katchborian em 22/09/2015

Quando o assunto é dinheiro, quanto mais soubermos, melhor. O site Lifehacker fez uma lista com coisas que todos nós deveríamos saber sobre grana. Separamos os tópicos mais importantes abaixo:

+ Seis dicas para ser feliz, segundo professor de psicologia de Harvard

+ Preocupações consomem quase 5 anos de vida, diz pesquisa

1) Não há uma regra geral igual para todos

Dicas são dicas, mas finanças pessoais tem esse nome por um motivo. São pessoais. Ou seja, tudo varia de acordo com o salário, hábito e tudo que envolve dinheiro. Às vezes nem o papo de “gastar menos do que você ganha” funciona. Quando uma pessoa está quebrada, ela talvez tenha que ignorar várias dessas dicas.

money-515058_640faixa_blog

2) Quanto antes você começar a economizar, melhor

De acordo com Warren Buffet, não economizar dinheiro desde cedo é o maior erro financeiro que as pessoas cometem. Dito isso, nunca é muito tarde para começar a maneirar nos gastos.

faixa_blog

3) Negocie o seu salário

O maior erro ao negociar o seu salário é não fazê-lo. Não tenha medo de sugerir valores: as pessoas que contratam normalmente esperam isso dos candidatos. Não fazer isso pode custar cerca de US$500 mil ao final de sua carreira.

faixa_blog

4) Automatize as suas finanças

Existe até uma maneira de economizar “sem pensar”. Para isso, o Lifehacker sugere que você siga as dicas simples do site I Will Teach You To Be Rich. Automatizar no banco de forma que sempre uma grana do seu salário vá para a poupança e que todas as contas sejam pagas no mesmo dia, pode te ajudar a guardar uma quantia considerável.

Dinheiro - Dólaresfaixa_blog

5) Crie um orçamento

Tá aí uma das partes mais difíceis: você deve criar um orçamento mensal para conseguir economizar. Ou seja, saber para onde o seu dinheiro está indo. Segundo Arthur Isabella, autor de um livro sobre economia, o recomendado é gastar 50% do seu salário com custos fixos (aluguel, contas e etc), 30% com as coisas divertidas (jantares, idas ao cinema, baladas, compras) e guardar os 20% para aposentadoria.

office-620822_640