Oito restaurantes históricos para conhecer em São Paulo

Por Patricia Machado em 23/06/2016

A cidade de São Paulo é um pólo econômico e cultural capaz de fazer inveja a outras metrópoles. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), São Paulo é a segunda maior cidade do mundo em número de restaurantes. A capital abriga 55 mil estabelecimentos gastronômicos que, juntos, oferecem 52 tipos de cozinhas típicas.

+ Chef do melhor restaurante do mundo abrirá cozinha a preços populares no Rio de Janeiro

Uma boa opção para conhecer a história da cidade é frequentando os restaurantes que foram inaugurados no passado, resistiram ao tempo e continuam funcionando.

Conheça alguns restaurantes históricos de São Paulo:

carlino - reproducao

O espaço especializado em gastronomia italiana é o restaurante mais antigo da cidade de São Paulo. A casa foi fundada em 1881 pelo toscano Carlo Cecchini. Apesar do espaço ter mudado de endereço duas vezes desde a sua fundação, os proprietários tentam manter o aspecto antigo do estabelecimento. 

bar da dona onca - reproducao

O Bar da Dona Onça não é um estabelecimento tão antigo, uma vez que ele abriu as portas para o público em 2008. Mas, como está localizado no histórico Edifício Copan, no centro da cidade, o restaurante virou uma das atrações do prédio e conseguiu aumentar o número de cidadãos que frequentam a região central da cidade.

almanara - reproducao

Em 1950, o primeiro restaurante Almanara era inaugurado no centro da capital. A ideia era apresentar aos brasileiros as delícias da culinária árabe. Para preparar o menu original, os donos do estabelecimento produziram receitas da família, que foram trazidas do Líbano. Quem visitar o local poderá ver a arquitetura original da época de inauguração e também poderá ouvir fantásticas histórias que são contadas pelos garçons.

o gato que ri - reproducao

Localizado próximo ao Largo do Arouche, o restaurante foi criado pela Dona Amélia, uma italiana que chegou ao Brasil em 1951. Com receitas vindas da Itália, o restaurante se tornou uma das mais tradicionais casas de massas de São Paulo. Alguns dos funcionários do estabelecimento já trabalham no local há mais de 30 anos.

la casserole - reproducao

O restaurante foi fundado pelo casal francês Roger e Fortunée Henry há 62 anos. O objetivo era montar um local capaz de recriar a atmosfera parisiense. Por isso, o restaurante é especializado na gastronomia francesa.

casteloes - reporducao

A pizzaria localizada no Brás é uma das mais tradicionais da cidade. O espaço foi inaugurado em 1929. Até hoje, o salão principal guarda as marcas do passado. Por isso, não espere que esteja arrumadinho quando você chegar lá.

pizzaria-bruno

A casa instalada no Largo da Matriz, na Freguesia do Ó, desde 1939, produz as pizzas tradicionais da região da Toscana, com a massa frita. Os ares de interior da vizinhança, com uma igreja no centro da praça, contribuem para o clima histórico do local.

casa mathilde - reproducao

Depois de desfrutar de um almoço ou jantar em um dos restaurantes históricos no centro da cidade, vale a pena conhecer os famosos doces portugueses da Casa Mathilde. O estabelecimento foi fundado em 1850 e a loja mais antiga fica no centro de São Paulo, próxima à Sé.

Fotos: Reprodução