Prato em homenagem ao sambista Cartola estreia em restaurante de SP

Por Mariana Castro em 11/11/2016

O cardápio do Jiquitaia, restaurante localizado em São Paulo, ganhou uma novidade que vai agradar os fãs de um bom samba. O chef Marcelo Corrêa Bastos lançou um prato em homenagem ao lendário compositor e cantor Cartola.

+ Famosa padaria promove festival de bombas até 27 de novembro

+ Cinco restaurantes badalados que abriram casas com preços acessíveis

Compositor de hinos do samba, como O mundo é um moinho, e um dos fundadores da escola carioca Estação Primeira de Mangueira, Cartola deixou um legado e tanto à cultura brasileira. Entre um samba e outro, ainda abriu um restaurante em parceria com Dona Zica, cozinheira de mão cheia e o grande amor de sua vida. Juntos, eles inauguraram, em 1963, o Zicartola.

O restaurante recebia artistas, que também se encantavam com as receitas de Dona Zica. Apesar de promissor, o restaurante não durou muito na cena carioca. Para os fãs de Cartola, a boa notícia é que, agora, será possível ter um gostinho das criações gastronômicas dos amantes.

cartola e dona zica - reprodução

Cartola ao lado de seu grande amor, Dona Zica

A inspiração veio após Marcelo, que também é fã do sambista, curtir a mostra Ocupação Cartola, exposição sobre o músico que estará em cartaz até o dia 13 de novembro no Itaú Cultural. “Vi o cardápio do Zicartola e, como sou muito fã, tive a ideia de recriar um dos pratos como uma forma de homenageá-lo”, contou ele à Revista Menu.

+ Marca lança pipoca gourmet de ovomaltine

O prato consiste em filé mignon na manteiga com pupunha, abobrinha, vagem e ervilhas, e seu valor é de R$ 75. Em breve, o peixe à brasileira, outro clássico do Zicartola, também integrará o menu da casa. “Era um pescado ensopado, coberto com salsinha e ovo ralado. Ainda preciso fazer uns testes, mas logo estará no cardápio”, anunciou o chef.

jiquitaia - divulgação

Prato em homenagem à Cartola

Fotos: Divulgação/Reprodução