Empresa cria hambúrguer feito à base de plantas nos EUA

Por Patricia Machado em 03/08/2016

Parece um tradicional hambúrguer de carne, mas não é. Essa é a ideia por trás da nova invenção gastronômica criada pela startup norte-americana Impossible Foods. Após um árduo estudo, a empresa conseguiu criar um hambúrguer feito à base de plantas – e sem carne. A invenção, que foi batizada de Hambúrguer Impossível, estreou na semana passada no restaurante Momofuku Nishi, localizado em Nova York.

+ Dieta vegana influencia na longevidade, diz pesquisa

+ Itaim Bibi ganha novo food park: o Quintal de Casa

Para que a criação de um novo hambúrguer fosse possível, um time de pesquisadores foi liderado por Patrick Brown, bioquímico da Universidade Stanford. Eles analisaram diversos produtos de origem animal e também procuraram observar a composição molecular de cada um deles.

hamburguer impossivel - imagem 1 - divulgacao

Depois, eles selecionaram proteínas de batata, trigo, óleo de coco e melão para recriarem um hambúrguer que tivesse gosto e textura de carne, mas que fosse feito a partir de plantas. Além disso, a invenção é ecológica porque utiliza apenas um quarto da água necessária para a produção de um hambúrguer de carne com peso igual.

“O nosso maior desafio era fazer um produto que convencesse os adoradores de carne. Nós queríamos criar um produto que proporcionasse os mesmos prazeres que as pessoas têm ao comer carne, mas sem os malefícios da carne como colesterol e utilização de hormônios”, explicou Patrick ao CNBC.

Foto: Divulgação