Película criada por cientistas promete substituir o ar-condicionado

Por Mariana Castro em 10/03/2017

Em dias de muito calor, é difícil ficar em ambientes fechados sem a ajuda de um ar-condicionado. Mas, nem todos podem se dar a esse luxo, principalmente por motivos financeiros. Além disso, o aparelho emite gases causadores do efeito estufa, agravando a questão ambiental.

+ Casa móvel produz sua própria energia e permite que moradores viagem pelo mundo

+ Levantar durante o trabalho ajuda a queimar calorias, diz estudo

Pensando nisso, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, criaram uma alternativa acessível e sustentável para refrescar a casa no verão. Ela consiste em uma película colocada sobre o telhado que é capaz de refrigerar o ambiente sem gastar energia elétrica.

O papel filme criado pelos pesquisadores é feito de um plástico transparente com pequenas partículas de vidro. Em um dos lados, ele é revestido com prata, transformando o material em finíssimas lâminas. A ideia é filtrar os raios solares que incidem na atmosfera terrestre.

Assim, quando instalada no telhado, o lado prateado da película deve ficar para baixo. A luz solar passará pelo plástico transparente e será refletida de volta para a atmosfera pelo lado prateado. Seu poder de refrigeração chega a até 93 watts por metro quadrado, podendo manter a temperatura de uma casa em 20ºC quando os termômetros marcarem 37ºC, por exemplo.

De acordo com os cientistas, a película pode ser facilmente produzida pela indústria, com o custo de 50 centavos de dólar por metro quadrado.

pelicula - reproducao

Fotos: Reprodução