Casa e Construção

Dicas simples para aplicar o feng shui na sua casa

Dicas simples para aplicar o feng shui na sua casa

O Feng Shui é uma ciência chinesa milenar e significa, em português, vento e água. Essa arte entende que o espaço exerce influências sobre as pessoas, sua saúde, relacionamento e bem-estar geral. Seu estudo visa posicionar os objetos e móveis de um ambiente de forma que as energias geradas pelo Universo e pelas construções fluam de forma positiva por ele.

+ Cinco maneiras de decorar a casa para ser mais feliz

+ Seis erros que você provavelmente está cometendo na hora de organizar a casa

O simples ato de pintar uma parede, reordenar a mobília ou colocar plantas naturais em determinados lugares pode harmonizar a energia da casa. Isso favorece uma vida saudável, o sucesso, a prosperidade e boas relações amorosas ou familiares, por exemplo.

De acordo com o Feng Shui, um ambiente conta uma história. Moldar esse ambiente de forma correta pode, também, moldar a história de quem o habita de forma positiva. Quer entender como praticar? Confira algumas dicas:

Na cozinha

Professionally designed new white kitchen with touch of retro style

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes no ambiente da cozinha. Ele é símbolo de prosperidade e, por isso, precisa estar sempre limpo e em bom funcionamento. Os armários representam as finanças e também devem ser mantidos em ordem, independentemente de serem abertos ou fechados. Não mantenha neles nada que esteja fora da data de validade ou quebrado, nem potes sem tampas. Tudo isso reflete na saúde do bolso. Também é indicado que objetos cortantes, como facas e tesouras, fiquem guardados, e não expostos na decoração.

No banheiro

Modern bathroom interior.

O banheiro mantém um fluxo de água constante e, por isso, é considerado um ladrão da energia e da riqueza dos moradores da casa. É importante, portanto, manter suas portas e ralos fechados e a tampa do vaso sanitário sempre abaixada. Além disso, também é importante manter a área limpa e perfumada. Se possível, use plantas e flores naturais para estabilizar toda a energia desse local.

No quarto

Interior design: Big modern Bedroom

É preciso muito cuidado ao organizar este ambiente, para que ele seja um refúgio de descanso e não uma fonte de muitos estímulos. Cores mais claras e uma decoração suave são o mais indicado. Evite manter o material de trabalho ou estudo no quarto, para que você possa se desligar da rotina ao adentrá-lo.

A posição da cama também é superimportante. O ideal é colocá-la em uma parede sem portas ou janelas, de forma que ela fique alinhada com a porta, mas não diretamente em frente a ela. Assim, a energia flui para outros cômodos. Uma cabeceira também é altamente recomendável, uma vez que camas sem este suporte estimulam a instabilidade.

+ Seis dicas para comprar o sofá perfeito para sua casa

Na sala

dining room

Por ser um ambiente de recepção, mantenha suas poltronas, sofá e cadeiras em direção à porta, para que você não fique “de costas” para as visitas. Para estimular a alegria do cômodo e torná-lo mais sociável, almofadas estampadas ou cores nas paredes, objetos e móveis são mais do que indicados. Se deparar com cores vibrantes ao chegar em casa pode ser de grande ajuda em dias cinzentos.

A mesa de jantar deve ser decorada com um belo vaso de flores, fruteira ou toalha de mesa, pois o móvel é símbolo de prosperidade e estabilidade familiar. Outra dica é colocar um espelho no ambiente, para ampliar a fartura dos moradores da casa.

Outras dicas

  • É muito importante manter a casa organizada e limpa, pois a bagunça afeta a clareza mental. Não acumule contas, documentos e livros de estudo em cima das mesas, pois isso ajudará a organizar também os pensamentos.
  • Doe móveis, roupas e qualquer outra coisa que já não esteja mais em uso. Objetos sem uso e quebrados são fonte de energia parada e o ideal é reunir tudo isso e passar adiante.
  • Use e abuse de plantas e flores naturais, apostando em vasos ou arranjos com espécies fáceis de cuidar. Os impactos positivos das plantas e flores vão muito além da beleza, contribuindo para a saúde e bem-estar dos moradores. Algumas indicações são o lírio-da-paz, que renova os ares, e a espada-de-são-jorge, que traz proteção e é ótima para lavabos e varandas.
  • Animais são ótimos condutores de energia positiva, por isso, um bichinho de estimação é mais do que bem vindo.

Fotos: Getty Images

Mais em Casa e Construção

casa triangular - capa - divulgacao

Casa pequena e triangular chama atenção no Japão

Patricia Machado18/01/2017
Eiffel tower and green Field of Mars in Paris

Após 128 anos, Torre Eiffel deve passar por revitalização

Patricia Machado17/01/2017
tutoriais casa 1 - reprodução

Mulher constrói casa a partir de tutoriais no YouTube

Mariana Castro16/01/2017
predio sustentavel 4 - reprodução

Prédio sustentável abrigará mais de 23 mil árvores

Mariana Castro15/01/2017
casa obama - imagem 1 - reproducao

Conheça a casa em que Obama vai morar ao sair da Casa Branca

Patricia Machado12/01/2017
casas conto de fadas - reproducao

Artista cria casas inspiradas em contos de fada

Patricia Machado12/01/2017
escadaria 10 - reprodução

14 escadarias que foram transformadas em obras de arte

Mariana Castro11/01/2017
Wedding decor trends

Cinco ideias para usar velas na decoração de ambientes

Mariana Castro09/01/2017
Bazaar

Dicas para garimpar objetos antigos de decoração

Mariana Castro09/01/2017
domo no artico 9 - reprodução

Família constrói casa dentro de domo de vidro para viver no Círculo Polar Ártico

Mariana Castro06/01/2017
ponte mais alta do mundo - imagem 2 - reproducao

China inaugura a ponte mais alta do mundo

Patricia Machado04/01/2017
ponte invisivel - imagem 1 - divulgacao

Arquiteto projeta ponte invisível na China

Patricia Machado03/01/2017
Sao Paulo City at Night

Os bairros mais caros para sediar uma empresa em SP

Patricia Machado03/01/2017
Man laying laminate flooring

Dez coisas que você deve saber antes de reformar a casa

Redação Apontador30/12/2016
casa do seculo XIX - imagm 1 - divulgacao

Casa francesa do século XIX ganha projeto inovador de reforma

Patricia Machado29/12/2016