Como fazer uma mudança sem estresse?

Por Patricia Machado em 08/05/2015

A sensação de estrear a nova casa é maravilhosa. Mas, antes de aproveitar o novo lar, é preciso lidar com algo que costuma dar muita dor de cabeça: a mudança. É preciso empacotar todos os itens, identificar as caixas, contratar um caminhão ou carreto para fazer o transporte dos bens…

Diante de tantos afazeres, é comum se estressar no meio do caminho. Pensando nisso, fizemos um passo a passo da mudança para ajudar os novos moradores a organizar o processo. Assim ficará fácil e até mais prazeroso mudar de endereço. Confira:

  • Faça uma lista do que precisa ser transportado

É interessante fazer uma lista com os itens que precisam ser transportados. Depois que a lista estiver pronta, verifique se há espaço para tudo isso na nova moradia. Se a reposta for negativa, é hora de começar a doar aquilo que não vai mais precisar. Se livrar do que não será necessário na casa nova ajudará a reduzir o custo da mudança e o estresse na organização (nada pior do que ter que encontrar um espaço para algo desnecessário).

  • Um dia para cada cômodo

Quando começamos a organizar o que será levado para o novo apartamento ou casa, descobrimos que temos mais coisa do que pensávamos. Por isso, reserve pelo menos um dia para encaixotar os pertences de cada cômodo. É importante também identificar cada caixa por cômodo. Outra dica é determinar o grau de utilidade do conteúdo que está empacotado. Isso irá te ajudar na hora de desempacotar os pertences.

  • Contrate o transporte para fazer a mudança

Mudança - Carreta

Contratar carretos ou transportadoras para fazer o transporte dos itens pode ser trabalhoso. Uma dica é utilizar serviços que facilitam o contato e a negociação com o transportador, além de ficar atento às formas de pagamento, disponibilidade do transportador, se o carreto disponibiliza materiais para empacotar, como caixas e fitas adesivas, e se o profissional irá ajudar a desmontar os móveis.

  • Solicite a transferência de serviços

Na semana anterior à data da mudança, solicite a transferência dos serviços como TV por assinatura, internet e telefone. Lembre também de trocar no banco o endereço das correspondências.

  • Verifique se a nova residência está em ordem

Também uma semana antes da mudança, verifique se a nova casa está em ordem. É importante checar se torneiras, tomadas e descarga estão funcionando. Além disso, faça uma limpeza antes de transferir seus pertences.

  • Faça a mudança

Para evitar o estresse durante a mudança, faça uma lista com o número de itens que está levando e verifique se tudo isso está sendo transportado pelo carreto contratado. Depois, arrume um cômodo de cada vez. Isso evitará o caos de ver milhões de caixas abertas ao mesmo tempo. Se necessário, limpe novamente as áreas que demandarem tal cuidado.

Depois de tudo isso, é hora de relaxar e curtir a casa nova!