Cinco erros comuns na hora de limpar a casa

Por Mariana Castro em 03/05/2017

Nada melhor do que chegar em casa e se deparar com um ambiente limpo e organizado. Manter os cômodos nos trinques é um hábito que vale muito a pena por proporcionar uma sensação de conforto. Além disso, uma boa faxina pode evitar problemas respiratórios ligados ao acúmulo de pó, como a rinite alérgica.

+ Dicas básicas para manter a casa limpa

+ Seis erros que você provavelmente está cometendo na hora de organizar a casa

A maioria das pessoas conhece dicas básicas para manter a casa limpa, como não deixar a louça acumular ou tirar os sapatos ao entrar em casa. Mas, na hora de fazer uma limpeza mais profunda, alguns descuidos podem comprometer o resultado final da faxina.

Para evitar contratempos, reunimos cinco erros comuns cometidos na hora de limpar a casa. Confira:

Começar a faxina limpando o piso

Seja do banheiro, da cozinha ou mesmo da sala, limpar o piso antes do resto do ambiente pode ser uma perda de tempo. Isso porque, ao longo da faxina, o chão provavelmente acumulará sujeira novamente. O ideal é começar pela parte superior do cômodo, como armários e balcões, passando por mesas e finalizando no chão.

Limpar janelas em dias de sol

Esse pode parecer o dia ideal para limpar as janelas porque o tempo quente permite uma secagem mais rápida. Mas, é exatamente por causa do calor, que pode secar o sabão antes mesmo do enxague, que dias ensolarados não são recomendados para a atividade. Isso pode deixar o vidro com manchas, sendo necessário um trabalho maior para limpá-las. O mais recomendado fazer a limpeza em dias nublados ou no começo da noite.

+ Pequeno manual de sobrevivência para quem mora sozinho

Aplicar o produto de limpeza diretamente no local sujo

Produtos de limpeza podem ter composições bem fortes. Ao passar o spray diretamente na área que se deseja limpar, o local pode ficar pegajoso e atrair ainda mais poeira. Aplicada sem a intermediação de um pano, a fórmula pode ter difícil remoção, exigindo ainda mais limpeza e trabalho.

Usar espanador

Apesar de ser um objeto de limpeza clichê, o espanador não desempenha uma boa função na faxina. Isso porque ele espalha a poeira de uma superfície, que se acumulará em outra. O ideal é usar um pano de microfibra para se livrar do pó porque ele ficará retido em suas fibras.

Não limpar o aspirador de pó

Muitas pessoas esquecem de limpar o recipiente em que se acumula o pó após uma aspiração. Isso acaba sujando ainda mais a casa pois o aparelho pode soltar a sujeira no seu piso na próxima vez que você for usá-lo. É recomendado sempre esvaziar o recipiente depois de utilizar a máquina. Se o aspirador for de saco interno, substitua-o quando mais da metade já estiver cheia.

Foto: Getty Images