8 dicas para escolher o tapete perfeito para a sua casa

Por Redação Apontador em 13/02/2017

Na hora de decorar a casa, muitas são as dúvidas que podem surgir no momento de escolher o tapete para sala de estar ou até mesmo para o quarto. O blog Viva Decora, parceiro do Apontador, conversou com Francesca Alzati, arquiteta, designer e diretora da By Kamy, e elencou 8 dicas de ouro para acertar na seleção desta peça.

+ Ideias para incluir uma mesa de trabalho à decoração da casa

+ Lojas para comprar artigos de decoração fofos e criativos

Confira no texto reproduzido abaixo:

1: Tapete quadrado e retangular em salas e quartos

Para sala, living e quarto, são aconselhados formatos quadrados ou retangulares. As peças que são colocadas em cima são muitas e o tapete precisa definir este espaço. “Essa peça tem o poder de ampliar este espaço quando tudo estiver acima dela. Portanto, esqueça aquele tapetinho na beira da cama. Invista em um em que a cama fica em cima e ele, ao redor. Na sala, sofás, mesas e puffs devem ser todos concentrados em um único tapete para aumentar a potência desse cômodo”, aconselha a profissional.

2: Sala de jantar pede uma atenção especial

Na sala de jantar, o formato varia de acordo com o formato da mesa. Se a mesa for circular ou quadrada, o tapete deve ser desses mesmos formatos, mas invertidos. Por exemplo: em uma mesa redonda, fica ótimo um tapete quadrado (e vice-versa). Em mesa retangular, o tapete sempre deve ser retangular”, indica Francesca, alertando ser importante que ele sempre seja de 70cm a 1m maior de cada lado das mesas, medida que varia conforme o tamanho das cadeiras.

3: Sofá determina o tapete da sala de TV

tapete - dica 3 - tapete-branco-retângulo-sala-centro-móveis-brancos-estilo-clássico

“Geralmente, é sempre retangular e deve ser colocado no mínimo no meio da profundidade do sofá. O tapete, na parte da frente do sofá, deve ser bem amplo para comportar pufes, poltronas ou servir para se deitar confortavelmente”, sugere a diretora da By Kamy.

4: Tapete Circular ou Tapete Retangular?

tapete - dica 4 - tapete-oval-branco-e-preto-quarto-lado-da-cama

O circular ou qualquer formado curvilíneo é extremamente sensual e faz o espectador se concentrar em um ponto central. “É uma forma que leva o morador ou visitante para o ‘interior das coisas’. Se você tem um cantinho especial (de leitura, de uma obra de arte, de yoga ou de meditação) que tenha um objeto, uma peça de design ou uma planta que você queira destacar, este formato é aconselhável, pois ele realça sua peça”, afirma Francesca Alzati.

5: Quando escolher um tapete natural

“O tapete natural é vivo e conversa constantemente com você. O seu efeito de tecitura cria nuances que mudam durante o dia, dependendo da incidência de luz. Ele mantém a temperatura ao toque perfeita durante o ano inteiro, fresco no verão e quente no inverno. Pisar em uma seda no quarto é uma sensação maravilhosa e o efeito é lindo, sugere a arquiteta e designer, complementando que eles são perfeitos para os lugares mais nobres da casa como living, pequenas salas, quarto de casal e salas de jantar.

6: A hora dos Tapetes Sintéticos

tapete - dica 6 - tapete-listrado-branco-e-marrom-móveis-e-estofados-brancos

O tapete sintético tem um toque mais seco e mantém uma temperatura mais fresca o ano inteiro. “Tem uma textura mais uniforme e pode-se trabalhar bem com diferentes tamanhos de alturas”, informa.

7: Foco para criar composições harmônicas

Na hora de criar composições, sempre é preciso ter um “fio da meada “, que pode ser seguindo cores ou texturas. “É lindo entrar em uma casa e ver os tapetes serem tratados como verdadeiras obras de arte, harmonicamente colocados, mas cada um com sua própria personalidade e história para contar. Uma sugestão é misturar antigos tapetes com outros de texturas lisas. Elegantíssimo”, pontua Francesca.

8: Tapete não deve ser tratado como forração

tapete - dica 8 - tapete-branco-retângulo-sala-preta-e-branco-móveis-pretos

Segundo Francesca, um dos principais erros na hora da escolha de um tapete é tratá-lo como uma forração, apenas focar no estético e não se preocupar em entender sobre o tipo de lavoração, o processo de tingimento e matéria-prima, elementos que determinarão as características das peças.

Quer aprender mais sobre tapetes? Confira este vídeo!

Procurando uma loja de decoração ou tapetes? Clique aqui e encontre a mais próxima de você através do Apontador.

Esse texto é fruto de uma parceria do Apontador com o blog Viva Decora.