6 dicas para comprar o sofá perfeito para a sua casa

Por Redação Apontador em 17/11/2016

Comprar um sofá é uma tarefa aparentemente simples, certo? Você vai até a loja, escolhe um modelo bonito e que combine com a decoração da casa, senta para ver se é confortável e define a cor. Pronto, agora é só passar o cartão!

+ 5 dicas para usar o amarelo na decoração da sua casa

+ Dicas para reformar a casa neste fim de ano

Bom, se você tem essa impressão, então provavelmente você nunca comprou um sofá. Muitas coisas devem ser levadas em consideração na hora da compra para que o modelo escolhido caiba na sua casa e na rotina da família – e, principalmente, não se torne um elefante branco no meio da sala.

Confira a seguir algumas dicas para escolher o sofá perfeito para a sua sala:

Tire as medidas da sala

O passo número um é tirar as medidas do espaço onde o sofá irá ficar. Faça isso com bastante cuidado e atenção: meça o tamanho da parede, a profundidade e altura. Observe se, neste local, um sofá não obstruirá a passagem ou precisará ter alguma característica específica (como um sofá de canto, por exemplo).

Pesquise lojas e modelos

Depois de tirar as medidas, pesquise as lojas e os modelos de sofá que você gostaria de comprar. Vá até elas, veja qual é o tamanho compatível com a sua sala e anote as medidas. Em casa, marque as medidas do sofá no chão — incluindo altura e profundidade — com ajuda de uma fita crepe e avalie.

Escolha bem o tecido e a cor

happy child girl playing and jumping on couch at home

Além do sofá ficar bonito na sala, ele precisa atender às necessidades e estilo de vida da família. Se você tem crianças em casa, por exemplo, é importante escolher um tecido impermeável, que não suga líquidos assim que eles são derramados. Para quem tem cachorro, recomenda-se um tecido mais resistente, como o couro. Já com relação à cor, é importante pensar na circulação do ambiente. Se vocês usam muito o sofá e a sala, é certo que os tecidos claros vão encardir mais facilmente.

+ 6 erros que você provavelmente está cometendo na hora de organizar a casa

+ 5 maneiras de decorar a casa para ser mais feliz

Observe os pés do sofá

Como você costuma limpar a sua casa? Se você tem o hábito de passar o aspirador ou lavar a sala, precisa de um sofá um pouco mais alto, que tenha espaço suficiente para a vassoura. Preste atenção também no material dos pés do sofá: se eles são de madeira, alumínio, tecido e qual é o mais prático para o seu dia a dia.

Veja como ele entrará na sua casa

Esse passo é importantíssimo! Com as medidas do modelo escolhido em mãos, veja por onde o sofá irá passar até entrar na sua casa. Tire as medidas das portas, elevador, janelas e escadas ao longo do trajeto e veja qual é o melhor caminho para carregar o móvel. Caso a janela (ou sacada, para quem vive em apartamento) seja a única opção, verifique se a loja oferece esse serviço ou se haverá a necessidade de contratar uma empresa para içar o objeto.

Confira todos os itens da lista novamente

Tudo definido? Volte ao passo número um e cheque novamente as medidas do espaço, do sofá, da sala e das portas de entrada. Se estiver tudo ok, vá as compras — e não esqueça de pedir um descontinho!

Fotos: iStock