Waze vai lançar serviço de caronas no Brasil

Por Mariana Castro em 26/03/2017

Com as novas tecnologias, diversas opções estão surgindo para diminuir o número de carros nas ruas e aliviar o congestionamento das cidades. Uma delas é a Carpool, nova função do famoso aplicativo de mapas Waze. A ideia é incentivar motoristas a darem caronas para pessoas que estiverem fazendo uma rota similar. Para recompensar a gentileza, eles receberão uma pequena compensação financeira.

+ Volkswagen lança projeto que será concorrente do Uber

+ Medo de dirigir: saiba como driblar esse obstáculo

O Carpool, entretanto, não será um concorrente de outros aplicativos de mobilidade, como a Uber e Cabify. Isso porque a bonificação oferecida ao motorista, que será definida pelo Waze, não será suficiente para fazer da função um negócio. Além disso, o motorista não deve desviar da sua rota para deixar o passageiro, como acontece nos serviços atuais. O objetivo é apenas facilitar a mobilidade de quem solicitou a carona.

O lançamento da novidade no Brasil deve ocorrer em setembro. A empresa já testa a função em Tel Aviv, em Israel, desde 2015 com o nome de RideWith. O desenvolvimento da ideia começou em 2013, após o Google comprar o Waze.

Foto: Getty Images