Volkswagen lança primeiro carro sem volante e pedais

Por Mariana Castro em 16/03/2017

O futuro está mais próximo do que se imagina. Prova disso é que a Volkswagen acaba de apresentar o protótipo do seu primeiro carro autônomo – sem volante, pedais e a necessidade de um motorista. O automóvel foi apresentado no Salão de Genebra, que acontece até o dia 19 na Suíça.

+ Volkswagen apresenta Kombi que dispensa motorista

+ Carro apresentado na NYFW muda de cor de acordo com gestos e músicas

O veículo foi batizado de Sedric, uma junção do termo self-driving car (carro de direção autônoma, na tradução livre). Seu design, que se assemelha ao de uma van, é conceitual e, portanto, ainda pode mudar caso o modelo seja, de fato, lançado. Portas que facilitam a entrada dos passageiros e bancos amarelos são algumas das características do carro-conceito.

A ideia por trás do Sedric é que ele atenda a demanda de aplicativos, como a Uber, facilitando as viagens compartilhadas. Isso diminuiria o trânsito e o consumo de energia, gerando um impacto positivo no meio ambiente e na segurança das estradas.

A empresa também desenvolveu um botão na chave que muda de cor e vibra conforme o veículo se aproxima. Isso serve para incluir pessoas com deficiência, principalmente visual, na novidade. “O botão é o link entre o usuário e o Sedric”, afirmou um representante da empresa na apresentação do veículo.

carro autonomo - divulgacao

Assista ao vídeo, em inglês, que apresenta o carro autônomo:

Fotos: Divulgação