Qual o momento certo para trocar os pneus do carro?

Por em 20/06/2016

Conferir o nível da gasolina, checar calibragem, levar o carro para a revisão… A manutenção do carro exige uma atenção especial, principalmente quando falamos sobre o estado de conservação dos pneus e o momento certo para fazer a troca.

Além de ser ilegal andar com pneus gastos, a prática também pode oferecer riscos à segurança do veículo e de seus passageiros.

+ Oito motivos para você cuidar do estepe do carro

Identificar o momento certo para trocar os pneus de um veículo é mais fácil do que parece. De acordo com Mariana Bertolini, gerente de atendimento do e-commerce KD Pneus, pneus bem conservados são fundamentais para o desempenho do veículo e para a segurança durante a rodagem.

Mariana dá algumas dicas que te ajudarão a identificar o momento certo para trocar os pneus do carro:

Sulcos

A superfície dos pneus é composta por diversos sulcos, que são responsáveis pela aderência na pista e eliminação de água e de lama, mantendo o veículo estável. Quando eles estiverem menos intensos, é chegada a hora de trocar os pneus. De acordo com a resolução nº 558/50 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a profundidade mínima é de 1,6 milímetro. Caso os pneus estejam fora dessas condições, o condutor do veículo pode sofrer multa e perder até cinco pontos na carteira.

Desgaste

Não são apenas os sulcos que indicam o momento certo da troca. A quilometragem rodada com os pneus também deve ser considerada A maioria dos fabricantes indica a troca dos pneus entre 25 mil e 72 mil quilômetros. Ainda que os pneus estejam em bom estado, o limite de rodagem deve ser respeitado.

Alterações

Cheque periodicamente os pneus do seu carro. Se eles apresentarem qualquer alteração (bordas achatadas e dobras perceptíveis, por exemplo) é hora de fazer a troca. Também é comum que alguns pneus tenham bolhas ou elevações na sua superfície, o que pode comprometer a rodagem. Verifique-os uma vez a cada quinze dias e considere a sua substituição se encontrar algum tipo de dano ou desgaste.