Ford cria projeto para achar o cheiro de “carro novo” perfeito

Por Mariana Castro em 04/05/2017

Uma das melhores coisas sobre um carro novo é o cheiro característico que vem com ele. Conscientemente ou não, esse aroma influencia o consumidor na hora de comprar um veículo. Por isso, a Ford está empenhada em desenvolver o “cheiro de carro novo” perfeito, que atraia os diferentes olfatos ao redor do mundo.

+ Ford desenvolve cadeira de rodas que entra automaticamente no carro

+ Ford cria sistema que transforma água do ar condicionado em bebida potável

Em seus laboratórios, a equipe da companhia está testando por volta de 300 materiais e componentes por ano. Eles procuram um cheiro marcante, mas que não chegue a incomodar. A estratégia está sendo desenvolvida pois, segundo os pesquisadores, o olfato é o sentido humano mais potente e está ligado à memória e emoção. Além disso, o olfato afeta 75% das emoções diárias e pode influenciar o humor e sensação de bem-estar das pessoas.

A fabricante ainda explicou que diferenças geográficas e culturais podem levar as pessoas a sentir cheiros de formas distintas. O couro, por exemplo, é um odor comumente apreciado, mas os orientais não gostam. Por isso, a missão da Ford é encontrar o cheiro perfeito para cada povo, garantindo a sensação de bem-estar que é obtida ao entrar em um carro novo.

Foto: Getty Images