Financiamento para compra de veículos usados sobe em novembro

Por Patricia Machado em 14/12/2016

O último relatório divulgado pela Cetip sobre o setor automotivo trouxe boas notícias. O número de veículos financiados no Brasil subiu 12,3% em novembro, em comparação com o mesmo período de 2015. Isso significa que mais pessoas compraram um novo veículo. No mês analisado foram vendidos 266.006 carros, motos e caminhões.

+ Ônibus decorado para o Natal já está circulando por São Paulo

+ IPVA poderá ser pago em quatro parcelas em 2017 no Distrito Federal

A preferência dos novos proprietários foi escolher veículos usados, ao invés de carros zero quilômetro, que teve uma queda de 17,6% nos financiamentos em novembro. Dentre os usados, os compradores optaram por veículos mais velhos.

Os chamados seminovos, com até 3 anos de uso, tiveram alta de 2%. Já o financiamento de veículos com idades entre 4 e 8 anos aumentou 14,7%. Os mais vendidos foram os carros de 9 a 12 anos, registrando um aumento de 39,8%. Já a procura para o financiamento de veículos com mais de 12 anos subiu 7,9%.

Apesar dos números serem positivos para o mês de novembro, o relatório mostrou que o número de veículos financiados no ano ainda é menor do que em 2015.  A queda nas vendas a crédito de carros foi de 11,2%, considerando novos e usados. Para motos, a queda foi de 21,9%.

Foto: Getty Images