Dicas práticas para economizar o combustível do veículo

Por Patricia Machado em 06/01/2017

O preço médio do combustível no Brasil registrou um aumento ao longo de 2016. De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor da gasolina foi de R$ 3,755 por litro, revelando um crescimento de 3,3% em comparação com o registrado no primeiro dia do mesmo ano. Já o etanol teve alta de 6,88%, encerrando o ano em R$ 2,844.

+ Dicas para evitar problemas na hora de abastecer o veículo

+ Oito motivos para você cuidar do estepe do carro

Por causa disso, o motorista precisa ficar atento a alguns truques que são capaz de reduzir o consumo de combustível e fazer com que o tanque cheio dure mais. Para economizar combustível e aliviar o seu bolso, João Filho, Engenheiro-chefe da Ford para América do Sul, reuniu algumas dicas.

Confira: 

Não deixe o tanque na reserva

Deixar que o tanque do carro entre na reserva é um grande erro. Ao deixar o tanque com menos de um quarto de combustível, todas as impurezas e sujeiras ficam alojadas no fundo do compartimento e são transportadas para os bicos injetores quando o combustível está acabando. Isso pode entupir esses bicos, fazendo o motor falhar.

O ideal é deixar o tanque cheio ou, no máximo, na metade de sua capacidade. Assim, pouco volume de ar fica armazenado no tanque do carro, evitando a evaporação do combustível e não permitindo que a sujeira chegue nos bicos injetores.

Calibre os pneus

A pressão dos pneus abaixo do indicado no manual do proprietário faz o motor trabalhar mais e, com isso, há maior gasto de combustível. De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto canadense Natural Resources Canada, rodar com até 8 libras abaixo do recomendado pode aumentar o consumo em 4%, além de reduzir a vida útil dos pneus.

Desligue o motor em paradas prolongadas 

Outra maneira de economizar combustível é desligando o carro sempre que ele estiver parado por mais de 60 segundos. Manter o automóvel parado, com o motor ligado e por mais de 60 segundos, consome mais gasolina ou etanol do que a ação de desligar o motor e ligá-lo novamente.

Acelere e freie suavemente

Uma condução agressiva gasta muito combustível. Por isso, mantenha distância do carro à frente, antecipe o tráfego e freie de forma suave.

Elimine o peso extra

O peso da bagagem interfere no consumo de combustível. Dados da pesquisa canadense apontam que o consumo pode aumentar em até 1% a cada 25 kg carregados. A recomendação também vale para a instalação de bagageiros externos, uma vez isso afeta a aerodinâmica e eficiência do veículo.

Use o ar condicionado com moderação

O ar condicionado, em geral, utiliza a potência do motor, diminuindo a sua eficiência. Por causa disso, o dispositivo ligado pode aumentar o consumo de combustível em até 20%.

Observe as rotações do motor

O tacômetro, conhecido popularmente como conta-giros, fica no painel do carro e indica as rotações por minuto (identificadas pela sigla rpm) do motor. Muita gente não sabe, mas, para cada marcha existe uma rotação mais adequada. Por causa disso, quando o motor ficar fora do giro indicado, maior será a quantidade de combustível utilizado. No manual do veículo é possível encontrar a recomendação da velocidade ideal para fazer a troca de marcha de forma mais eficiente.

Foto: Getty Images