Denatran lança aplicativo que dá desconto em multas

Por Mariana Castro em 01/11/2016

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou, nesta terça-feira (1), um aplicativo de celular que garante 40% de desconto em multas de trânsito pagas antecipadamente. Até o momento, o pagamento feito com antecedência através da guia impressa assegurava 20% de desconto. O aplicativo foi criado para comunicar diretamente as infrações aos motoristas.

+ Multas de trânsito ficam mais caras a partir desta terça-feira

+ Salão do Automóvel de São Paulo acontece entre os dias 10 e 20 de novembro

Por enquanto, o benefício estará disponível no Detran de Santa Catarina e apenas para usuários do sistema Android. A versão do aplicativo para iOS poderá ser baixada a partir da próxima segunda-feira (7) e, a partir do dia 22 de novembro, será liberado em computadores para todos os motoristas, ainda em Santa Catarina. A implementação da plataforma no restante do país ficará a cargo do Detran de cada estado.

sne-app - reproducao

Para ter acesso ao benefício, basta baixar o aplicativo do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) e se cadastrar. “Não é um produto pronto, é o início do processo. O passo mais importante é sua estruturação e este já foi dado. Faremos chegar ao cidadão a comunicação da infração com a maior brevidade possível”, afirmou o coordenador de Educação do Denatran, Francisco Garonce, ao G1.

+ Uber lança serviço de carros que funcionam sem motorista nos EUA

Com as informações dos usuários, será possível traçar o perfil dos condutores que mais cometem infrações. O aplicativo também tem, desta forma, função educativa, visando melhorar o comportamento e atitude dos condutores no trânsito. Mas, é necessário ficar atento a golpes: quem receber aviso de multa por SMS ou e-mail deve descartar o comunicado. O departamento já informou que não repassará informações por outro aplicativo, como Whatsapp ou redes sociais.

Foto: Getty Images / Reprodução