Carros

Como tirar a primeira carteira de motorista

Como tirar a primeira carteira de motorista

Para os brasileiros, tirar a carteira de motorista (CNH) é quase que um ritual de passagem para a vida adulta, já que é preciso ter mais de 18 anos para isso. Saiba agora quais os passos seguir para dar entrada na sua primeira habilitação:

+ Como funciona a carta para deficientes

Primeiros passos

biometria

Muitos não sabem mas, além da idade, também é preciso saber ler, escrever e possuir documentos como RG, CPF e um comprovante de residência para fazer um cadastro gratuito no portal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e dar início aos processos da retirada da habilitação.

Após preencher o cadastro, já é possível agendar a biometria (coleta eletrônica de suas impressões digitais, da sua fotografia e assinatura) em uma unidade do Detran ou do Poupatempo, para quem mora no estado de São Paulo.

Em muitas cidades, em vez do Detran, é preciso procurar o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e o cadastro precisa ser feito pessoalmente.

Exames

exames

Concluído o cadastro, o candidato recebe uma autorização para fazer os exames médicos e psicotécnicos em clínicas autorizadas pelo órgão de trânsito da cidade. Os endereços dessas clínicas podem, em geral, ser consultados no site do Detran local.

É preciso pagar uma taxa que sai, em média, R$ 45, podendo variar de acordo com a cidade. O valor dos exames é pago diretamente ao médico e psicólogo, e não ao Detran ou Ciretran.

O exame médico serve para verificar as condições do candidato e inclui teste de visão, pressão e eficiência motora. Já o exame psicotécnico avalia a condição psicológica e emocional.

É possível reprovar no último exame por nervosismo. Neste caso, basta marcar um novo teste, sem a necessidade de pagar outra taxa.

Atenção: A partir do momento em que o candidato é aprovado no exame médico, ele tem um ano para concluir o processo de habilitação. Se essa data expirar, é preciso fazer tudo novamente: desde os exames, até as aulas e provas!

Autoescola

22-05-2014.071908_enem-2014

Após a aprovação dos exames, o candidato precisará se inscrever em um Centro de Formação de Condutores (CFC) para participar do curso teórico e prático.

Aulas

1320174052353

É obrigatório cumprir 45 horas de aulas teóricas. O conteúdo do curso é relacionado à legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, mecânica básica, além de questões ambientais e de cidadania.

Após o término do curso, é preciso fazer a prova teórica. Acertando 70% das questões, o candidato é aprovado e já pode começar as aulas práticas.

Atenção: Se for reprovado na prova teórica, o candidato pode marcar um novo exame, após 15 dias, mediante ao pagamento de nova taxa.

Para as aulas práticas é obrigatório cumprir 25 aulas para a categoria B e 20 aulas para a categoria A. A primeira CNH só pode ser retirada nas categorias A ou B. Há uma opção de tirar as duas categorias simultaneamente, mas, neste caso, é preciso fazer mais 25 horas de aula.

Após a conclusão das aulas práticas, a autoescola marca a prova de direção.

Atenção: Se for reprovado na prova prática, o candidato não precisa fazer mais aulas. É possível marcar um novo exame, após 15 dias, mediante o pagamento de nova taxa.

Aprovação

CNH

Após a aprovação em todo o processo de exames, aulas e provas, o motorista recebe a carteira provisória, que vale por um ano.

A CNH provisória, normalmente, demora 15 dias úteis para ficar pronta e pode ser retirada no Detran, Ciretran ou na autoescola contratada.

Se o motorista não cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima e não reincidir em infração média, depois de um ano ele recebe a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, que vale por mais cinco anos. Até os 65 anos, a CNH deve ser renovada a cada cinco anos. Após essa idade, a validade passa a ser de três anos.

Atenção: Caso o motorista tenha uma multa grave ou ultrapasse os quatro pontos na carteira, terá a carteira suspensa e, para obter outra, será obrigado a começar o processo de novo, desde o início.

A primeira CNH só pode ser retirada nas categorias A ou B. Quem já possui a CNH categoria B, pode tirar, depois de um ano, a categoria C ou D e, após mais um ano, a categoria E. Mas é preciso, para avançar em cada categoria, mais 25 horas de aula.

Mais em Carros

Aerial View of Marginal Tiete, Sao Paulo, Brazil

Motos não poderão circular na pista central da Marginal Tietê à noite

Patricia Machado28/04/2017
pista de kart - divulgacao

Navio de cruzeiro terá pista de kart da Ferrari

Mariana Castro28/04/2017
Driver sitting in his bus

Cansaço e assaltos são os principais problemas para motoristas de ônibus, mostra pesquisa

Mariana Castro03/04/2017
vespa mais antiga do mundo - imagem 1 - reproducao

Vespa mais antiga do mundo será leiloada na Itália

Patricia Machado28/03/2017
Teddy

Número de mortes por atropelamento cresce 46% em São Paulo, aponta estudo

Patricia Machado27/03/2017
woman using navigation on mobile smartphone

Waze vai lançar serviço de caronas no Brasil

Mariana Castro26/03/2017
In troubles - unhappy woman in car

Pesquisa mostra que mais de 80% dos brasileiros já sentiram sono na estrada

Mariana Castro26/03/2017
autodromo virtual - reproducao

Simuladores hiper-realistas garantem a diversão dos fãs de games de corrida em São Paulo

Mariana Castro24/03/2017
carro futuro - divulgacao

Universitários arrecadam dinheiro para construir carro do futuro na Suécia

Mariana Castro23/03/2017
recall bmw i3 - divulgacao

BMW convoca recall do i3 por risco de incêndio

Patricia Machado21/03/2017
kombi - imagem 2 - reproducao

Viúvo vende Kombi para casal por metade do preço sob uma condição

Mariana Castro20/03/2017
Young Couple Driving Along Country Road In Open Top Car

Brasileiro é o que mais gosta de cantar dentro do carro, revela pesquisa

Mariana Castro17/03/2017
carro autonomo - divulgacao

Volkswagen lança primeiro carro sem volante e pedais

Mariana Castro16/03/2017

Carro feito com ajuda de Emerson Fittipaldi é apresentado em Genebra

Patricia Machado14/03/2017
carro nissan para transportar cachorro - reproducao

Nissan cria protótipo de carro para transportar cachorros

Mariana Castro14/03/2017