Como carregar uma picape com segurança?

Por Patricia Machado em 18/01/2017

As caminhonetes são utilizadas com frequência para transportar itens grandes e pesados que, na maioria das vezes, não caberiam em um carro comum. Isso porque o veículo conta com uma caçamba que pode levar diversos tipos de cargas, como eletrodomésticos e móveis.

+ Dicas práticas para economizar o combustível do veículo

+ Oito motivos para você cuidar do estepe do carro

No entanto, é preciso acomodar os objetos que serão transportados por uma picape com cuidado. Caso contrário, a carga poderá influenciar na segurança do veículo, além de desestabilizar o carro.

Para não cometer erros, a equipe de engenharia da Ford reuniu seis dicas para carregar uma picape corretamente. Confira:

Respeite a carga útil

O peso combinado do motorista, dos passageiros e da carga nunca deve exceder a capacidade de carga útil da picape, mesmo que haja espaços vazios para acomodar mais coisas. A sobrecarga pode dificultar o controle do veículo e prejudicar a estabilidade. Consulte o manual do proprietário para saber a capacidade de carga exata da sua picape.

Use uma cobertura de caçamba adequada

Invista numa cobertura específica, com as dimensões corretas para a sua caçamba. Existem vários tipos e tamanhos de caçambas. Algumas coberturas contam com elásticos ou cintas para fixação. Para proteger melhor a cobertura e a caçamba, use somente os pontos de ancoragem recomendados. Se a sua caçamba vem com três pontos de afivelamento, use sempre os pontos da frente, próximos da cabine, além de, pelo menos, o do centro ou os de trás.

Proteja cargas frágeis

Ao transportar cargas frágeis, como papel de parede, tapetes ou painéis de madeira, que podem voar, molhar ou sofrer danos durante a viagem, uma boa ideia é cobri-las com papel filme aderente.

Use redes para objetos mais leves

Dê atenção especial às cargas pequenas. O fato de caberem facilmente na caçamba não significa que estarão seguras. Proteja os objetos menores, como malas, com redes de náilon ou poliéster. Além de resistentes, essas redes são leves e fáceis de guardar.

Use cintas para móveis e eletrodomésticos

Quando transportar móveis ou eletrodomésticos grandes, prefira cintas de fibra sintética para a amarração. Prenda as cintas nos próprios móveis ou de forma cruzada no topo para evitar seu movimento em todas as direções.

Distribua o peso de forma equilibrada

Diferentemente dos móveis, materiais de construção como cimento e areia permitem uma distribuição mais fácil. Mas, saiba que a distribuição de peso desigual pode prejudicar a dirigibilidade. Mantenha as cargas mais pesadas na frente, perto da cabine, e em nível baixo. Isso ajuda a manter a dianteira mais pesada e melhora a estabilidade do carro.

Procurando um mecânico ou concessionária para fazer uma revisão no carro? Clique aqui e faça uma busca no Apontador.

Foto: Divulgação