Alemanha pode cancelar a carteira de motorista de pais que não pagam pensão

Por Patricia Machado em 11/08/2016

Um levantamento realizado na Alemanha revelou que 75% das mães solteiras recebem uma pensão insuficiente ou não recebem nada de seus ex-companheiros. Para tentar solucionar o problema, o país estuda punir os pais bloqueando a carteira de motorista dos mesmos.

+ Estudo descobre que jogadores de videogame dirigem melhor

+ China faz testes com ônibus que passa por cima dos engarrafamentos

A ideia foi apresentada pela ministra da Família, Manuela Schwesig. Por mais que a medida pareça ser radical, a parlamentar explicou que “quem tem dinheiro para comprar um carro também deve ter para o filho”.

A medida já teve aprovação do ministro da Economia e vice-chanceler federal, Sigmar Gabriel, e do ministro da Justiça, Heiko Maas. Heiko ainda revelou que gostaria de aplicar a pena para outros casos. A perda da carteira de motoristas poderia ser usada como sanção para quem for condenado por crimes ou delitos.

O Automóvel Clube Alemão (ADAC) e o sindicato dos policiais alemães, por sua vez, criticaram a iniciativa alegando que a medida restringiria a liberdade de movimento e, em alguns casos, impossibilitaria as pessoas de exercerem a sua profissão.

Foto: Thinkstock