Alemanha e França testarão carros autônomos em suas estradas

Por Mariana Castro em 17/02/2017

O futuro é agora. Prova disso é que carros autônomos, que podem se locomover sem a presença de um motorista, já estão sendo testados e, em breve, poderão atravessar fronteiras internacionais. Esta semana, o Ministério dos Transportes de Berlim, na Alemanha, confirmou os planos de testar a nova tecnologia em um trecho de estrada que conecta o país à França.

+ Venda de carros importados despenca no Brasil em 2016

+ Os cinco carros importados mais vendidos no Brasil em 2016

“Assim, fabricantes poderão testar a conectividade de seus sistemas, por exemplo, quando as pistas ou os limites de velocidade mudam na fronteira”, falou o ministro Alexander Dobrindt ao site Deutsche Welle.

A rota, de até 70 quilômetros, também permitirá o teste de manobras automáticas, sistemas de emergência e tecnologias como comunicação sem fio 5G. Testes com carros autônomos já foram feitos na Alemanha anteriormente, mas essa é a primeira vez que será possível cruzar a fronteira. O trajeto deve ir de Merzig, no oeste do país, até Metz, no leste da França.

Para o projeto, 100 milhões de euros (R$ 3,2 milhões) foram investidos. A Alemanha visa estabelecer relações com empresas que apoiam tecnologias autônomas, como é o caso da Tesla, da Uber e da Alphabet.

Foto: Getty Images