Amigos do Vinho

Fundada em 1980, a SBAV/SP - Associação Brasileira dos Amigos do Vinho é a primeira confraria formal de vinhos do Brasil. Seu objetivo é incentivar a cultura do vinho e difundir conhecimento sobre a bebida por meio de cursos, degustações, viagens e eventos

Afinal, o que é vinho fino?

vinhos

Ao ir às compras nos supermercados e lojas de vinhos e ao escolher os rótulos, sempre nos deparamos com informações básicas como o nome do vinho, seu produtor, denominação de origem e, também, a expressão “vinho fino tinto seco”, “vinho fino branco seco” ou “vinho de mesa”.

+ Leia mais: Você conhece os vinhos fortificados?

+ Leia mais: Vinho tinto deve ser bebido na temperatura ambiente?

Essas designações correspondem ao tipo de uva utilizada para a produção do vinho: o que ostenta a designação “fino” é proveniente de uvas do tipo “vitis viníferas” ou “europeias”, e não de uvas do tipo “de mesa” ou “americanas”, como Izabel, Seibel, Bordô e Niagara. Para estes vinhos, considerados mais simples, é impressa no rótulo a designação “vinho de mesa”. Desta forma, ao comprar uma garrafa de vinho, podemos saber de antemão de que tipo de variedade de uva a bebida foi feita.

O decreto Nº 8.198, de 20 de fevereiro de 2014, regulamenta a Lei no 7.678, de 8 de novembro de 1988, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho. Vejam o que diz o artigo 9° da referida Lei, parágrafo 2:

“Art. 9o Vinho de mesa é o vinho com teor alcoólico de 8,6% (oito inteiros e seis décimos por cento) a 14% (catorze por cento) em volume, podendo conter até uma atmosfera de pressão a 20ºC (vinte graus Célsius).

§1o Vinho frisante é o vinho com teor alcoólico de 7% (sete por cento) a 14% (catorze por cento) em volume, e uma pressão mínima de 1,1 (um inteiro e um décimo) a 2,0 (dois inteiros) atmosferas a 20ºC (vinte graus Célsius), natural ou gaseificado.

§2o Vinho fino é o vinho de teor alcoólico de 8,6% (oito inteiros e seis décimos por cento) a 14% (catorze por cento) em volume, elaborado mediante processos tecnológicos adequados que assegurem a otimização de suas características sensoriais e exclusivamente de variedades Vitis vinífera do grupo Nobres, a serem definidas em regulamento.

§3o Vinho de mesa de viníferas é o vinho elaborado exclusivamente com uvas das variedades Vitis vinífera.

§4o Vinho de mesa de americanas é o vinho elaborado com uvas do grupo das uvas americanas e/ou híbridas, podendo conter vinhos de variedades Vitis vinífera.

§5o Nos rótulos dos vinhos será permitida a utilização de expressões clássicas internacionalmente usadas, previstas no regulamento desta Lei, bem como alusões a peculiaridades específicas do produto ou de sua elaboração.

§6o No rótulo do vinho fino será facultado o uso simultâneo da expressão ‘de mesa’.” (NR)

Mas o que são uvas “vitis vinífera” e “americanas”? Você saberá mais sobre isto na próxima semana.

(por Agilson Gavioli – diretor-técnico da SBAV/SP)

Comentários

Postagens relacionadas

Vinho do Porto
Você conhece os vinhos fortificados?

Entre os diferentes tipos de vinhos, existe uma categoria denominada “vinhos fortificados”. São vinhos em que, durante o processo de produção, é adicionada aguardente vínica (álcool extraído de uvas, como por exemplo a bagaceira) com dupla finalidade: interromper a fermentação alcoólica nos vinhos doces, para manter o açúcar original das … leia mais

Napa Valley
O Julgamento de Paris

O “Julgamento de Paris” é como ficou conhecida uma degustação de vinhos norte-americanos e franceses realizada no Hotel Intercontinental de Paris, na tarde de 24 de maio de 1976, organizada por Steven Spurrier. A idéia dele era aproveitar as comemorações do bicentenário da independência dos EUA para divulgar os vinhos … leia mais

Africa so Sul - Vinhos
A África do Sul e seus vinhos

Dos 54 países independentes do continente africano, apenas oito produzem vinho. Todos produzem pequenas quantidades de vinhos muito simples, exceto um: a África do Sul. Maior e mais desenvolvida economia do continente, a África do Sul é também o oitavo maior produtor mundial de vinhos e o sexto maior exportador (OIV/2013), … leia mais